"Conquistei a liberdade de pedalar a minha bike.."

Todos os dias, Roberto Scaff, 60 anos, deixa a rotina de sua indústria de papéis para treinar triatlo por quatro horas. O esporte deu ao empresário mais disposição para o trabalho e a chance de conhecer novos amigos em lugares que jamais imaginava visitar


por Gilberto de Almeida

  arquivo pessoal
VETERANO NA PISTA | Os treinos diários de bicicleta, corrida e natação fazem parte do cotidiano do empresário Roberto Scaff, 60 anos, que tem na sua agenda um longo calendário de competições

Quem precisa conversar sobre negócios com Roberto Michel Scaff sabe que o segredo é ligar para a empresa antes das 15h30. Depois desse horário, o empresário troca as responsabilidades de presidente da Scaff Papéis por tarefas não menos intensas. Aos 60 anos, faça sol ou chuva, o empreendedor deixa de lado seus afazeres para dedicar quatro horas da sua agenda ao triatlo, esporte que combina treinos de natação, ciclismo e corrida. “Cada dia é um novo desafio. O esporte foi a forma que encontrei para não ficar neurótico em São Paulo”, diz.

Nem sempre foi assim. O empresário só abandonou o sedentarismo depois dos 40 anos, quando percebeu que a flexibilidade das articulações já não era mais a mesma. Depois de avaliar o desempenho da sua empresa de embalagens, que fatura R$ 15,6 milhões ao ano, chegou à conclusão de que a rotina dos treinos não interferiria nos resultados do negócio. “Comecei nadando, depois passei a correr e por último adotei o pedal”, diz. Casado e pai de dois filhos adultos, Scaff conta com o apoio da família para cumprir um exaustivo calendário de competições. Em seu currículo de atleta, o empresário se orgulha de colecionar cinco provas de Ironman (3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,2 km de corrida), dez de meio Ironman e 40 de triatlo (1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida). Além do bem-estar, a atividade física deu a Scaff a chance de descobrir lugares que nem sonhava em conhecer, como as belas praias do Havaí. “Minha família perdoa as longas ausências. Eles sabem que o esporte me deixa feliz.”

O QUE FALTA CONQUISTAR
No trabalho, Scaff tem como meta reduzir os custos de produção e tributários das embalagens que fabrica, para poder ampliar os mercados interno e externo. Mas o seu maior objetivo de vida é continuar pedalando e fazendo novos amigos em todo o mundo.