Bicicleta ergométrica é a bike de treinamento oficial do Tour de France

O Tour de France 2011, tradicional competição de ciclismo que está em sua 98ª edição, teve início no dia 02 de julho e acontecerá até o dia 24. E a Pro-Form surgiu com uma bicicleta ergométrica que promete contribuir para o treino da competição e proporcionar semelhança incrível entre a experiência de pedalar ao ar livre e treinar dentro de casa.
Você pode simular percursos armazenados na memória da bicicleta Le Tour de France, provenientes de mapas do Google Maps. São 24 trajetos já programados, mas o ciclista também pode criar um novo percurso utilizando-se do Google Maps para personalizar a sua pedalada.

Até este ponto, parece que a sua função é parecida com o Google Bike, um plugin do Google Earth que permite que, enquanto pedala em sua bicicleta ergométrica ou rolo de treinamento, o ciclista visualize um trajeto na tela do computador (Google a favor dos ciclistas), mas a bicicleta do Tour de France tem diferencial que contribui para uma pedalada bastante semelhante à realidade.


Ela simula descidas e subidas com inclinação de até 20%, correspondendo com o trajeto escolhido. O ajuste é feito automaticamente de acordo com o percurso selecionado, então a bicicleta se adapta de forma a percorrer o caminho.
É uma nova forma de treinamento indoor que permite que o ciclista, amador ou profissional, não perca seu tempo de exercício mesmo que as condições não permitam que ele faça o seu treino ao ar livre.