10 Cuidados ao pedalar nas ruas.

Use o capacete – O item é acessório indispensável a qualquer hora do dia. Sem desculpas, hein?
Acenda a luz – Para pedaladas noturnas, certifique-se de que sua bicicleta tenha luzes e que sua roupa possua algumas partes reflexivas.
Não pedale na contramão – Você pode até achar que é mais fácil para observar os carros, mas é uma forma de aumentar a força de colisão com eles, no choque frontal.
Vá pela direita – A lei diz: “Veículos lentos à direita”. Procure ficar a 1 metro da alçada ou de um obstáculo, como carro estacionado, ainda mais se houver alguém dentro dele. Mude de faixa só em situações de congestionamento e observe antes se há carro ultrapassando e volte rápido à borda da pista.
Atenção às freadas – O freio dianteiro é mais eficiente e perigoso e você deve ter o cuidado de não travá-lo. O traseiro também diminui a velocidade, mas, como o peso do corpo é transferido para a frente, ele perde um pouco da sua eficiência. Se tiver que frear bruscamente, jogue o peso do corpo para trás, segure com firmeza o guidão e module os manetes para que as rodas não travem.
Devagar na mudança de faixa – Jamais faça mudanças bruscas de direção, que assustam quem vem atrás. Antes, certifique-se de que é seguro, olhando por cima dos ombros. Sinalize suas manobras e só cruze na frente de um carro se estiver certo de que o motorista entendeu seu recado. Em cruzamentos, diminua sempre a velocidade – é onde a maioria dos acidentes acontece.
Calma com o câmbio – Sempre que você for mudar de marcha, alivie antes a força nos pedais, principalmente quando estiver em subidas. Troque uma de cada vez e só volte a fazer força depois de ter certeza de que a marcha “entrou”. Quando se aproximar de um semáforo fechado, lembre-se de reduzir a marcha para favorecer sua arrancada em seguida.
Cuidado nas curvas – Durante uma curva, deve-se frear o mínimo e observar antes dela se não há areia, óleo ou poças d’água, que favorecem um escorregão.
Não menospreze a chuva – Redobre os cuidados. Os movimentos não podem ser bruscos e as freadas devem começar com mais antecedência, assim como precisa ser maior a distância em relação aos outros veículos. Nas curvas, se algum ponto se mostrar mais liso, aumente o raio do movimento.
Seja cordial – Agradeça as gentilezas dos motoristas e também ceda a vez aos pedestres – a bicicleta também é um veículo sujeito às leis de trânsito.

Fonte: Cléber Anderson, ex-atleta da seleção brasileira de ciclismo e treinador especialista em MTB e bikes de estrada
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