Air Bag para ciclistas

Criado pelos suecos Anna Haupt e Alstin Terese como um projeto de faculdade, o "Hövding" (chefe em sueco) se apresenta como um verdadeiro air bag para sua cabeça.

Trata-se de um dispositivo montado dentro de um "colar" bem volumoso (que para os cycle chics pode ser disfarçado como um cachecol elegante) que funciona da mesma forma que os dispositivos dos carros: o saco explode em caso de acidente e envolve sua cachola num piscar de olho, formando um verdadeiro capuz inflável.

Funciona? Bem, na dúvida os criadores se preocuparam em fazer os devidos testes (veja o vídeo) que simulam diversas situações de acidentes que um ciclista pode sofrer. E aparentemente, a invenção parece cumprir sim com seu papel!

O air bag funciona através de sensores que a a partir de giroscópios e acelerômetros, monitoram constantemente cada movimento do ciclista. A bolsa é inflada em milésimos de segundos quando você estiver em perigo.

Então por que usar isso ao invés de um capacete? Estilo com certeza é a primeira coisa que vem à mente. E acredito que o objetivo dos criadores é justamente permitir que você vá trabalhar bem arrumado, sem se preocupar em desmanchar seu cabelo. E é claro, apresentar também uma nova alternativa de segurança bem mais eficaz que os capacetes atuais.

fonte: http://www.pedal.com.br